Sempre Ministrados

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que a Bíblia 'pensa' dos Illuminatis?

"Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão? Os reis da Terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Ungido, e dizem: 'Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas.'"  -  Salmo 2.1-3 NVI.

INTRODUÇÃO:
Antes que qualquer ser humano, possivelmente, critique de forma maldosa as informações aqui propostas, quero deixar claro que tais informações foram colhidas ao longo de tempos na grande rede mundial de computadores, portanto, nada tenho (ou tive) relacionado com alguma organização citada neste artigo. Deveras, tudo o que sei sobre organizações 'secretas' são, creio eu, informações sigilosas de ex-membros ou membros ainda ativos que se deixaram vazar propositalmente certos conhecimentos a respeito. Assim, qualquer comentário publicado sobre insinuações de entidades manipulando grandes organizações mundiais não passam de suposições baseadas em dados de pesquisadores anônimos, ex-membros ou alguma espécie de traidores [...] o que, na verdade, não importa.
Existe um assunto nestes últimos anos que vem invadindo a privacidade de muita gente na internet: o fim do mundo.
Supostas conspirações e ideias sobre teorias perturbadoras a respeito da vida humana (bem como sua possível destruição), envolvendo até mesmo o nome de Jesus, vem se alocando no cotidiano das pessoas. Na verdade, o assunto em pauta mesmo é "Nova Ordem Mundial" e "Illuminatis".
Da mesma forma, os caracteres que formam a frase "mensagem subliminar" vem se destacando nas pesquisas da web recentemente.
O que são essas enigmáticas? De onde vem? Existem mesmo? Quais os propósitos para a existência dessas ambiguidades?
Conforme prosseguimos com o nosso estudo, discutiremos a respeito dos principais pontos que caracterizam cada organização mencionada.
Após discutirmos contexto histórico, definições e os propósitos dessas instituições, confrontaremos com o que a Bíblia pensa sobre tudo.


1. O que é Nova Ordem Mundial?
"Nova Ordem Mundial" (NOM) refere-se a um pensamento político de centralização de poder, ou seja, um só governo para todo o mundo.
Foi o ex-presidente americano, Woodrow Wilson, quem falou pela primeira vez sobre o assunto em meados de 1919, tendo se desenvolvido e renomeado pelo governo americano em 1941 pelo então presidente Franklin D. Roosevelt durante a segunda guerra mundial.
A Nova Ordem Mundial também tem a ver com a história do mundo pós-Guerra Fria, época em que os Estados Unidos e a extinta União Soviética se batiam indiretamente com fins estratégicos entre ambas as nações.
Esta ordem se auto-intitula uma organização social, econômica e política.


Pesquisadores afirmam que a Nova Ordem é, na verdade, uma teoria conspiratória na qual um grupo poderoso e secreto planeja dominar o mundo através de um governo mundial único. Seria um plano para derrubar o governo de todas as nações tornando as pessoas escravas de um ideologia, crença, moeda e religião únicas, passando a viver sob uma "nova ordem".
Acredita-se que o principal grupo de poderosos por trás da Nova Ordem é, por extensão, Adam Weishaupt, ou os adeptos de seus pensamentos.
Adam fundou a "Ordem dos Perfeitos", mais conhecida como "Illuminati".

2. Os Illuminatis:
"Illuminati" em sua origem (lat. "illuminatus") significa "aquele que é iluminado". É o nome dado a diversos grupos, sendo que dois deles se destacam: um antigo e outro moderno, que na verdade se interligam por ser um a base do outro.
Ao criar a sua organização em 1776, Weishaupt se entristeceu com os poucos membros e resolveu procurar a ajuda de seu amigo e seguidor, o Barão Adolph von Knigge, que deu um valioso impulso para a sociedade na época; fundou lojas na Alemanha, França, Áustria, Itália, Suíça e Rússia. Essas lojas eram maçônicas (maiores informações no tópico seguinte).
Adam começou a destacar-se logo no ano seguinte quando iniciou numa loja maçônica em Munique, um projeto cujo lema era: "Iluminação, iluminando a compreensão pelo sol da razão, que irá dissipar as nuvens da superstição e do preconceito."
Sua ideia era reeducar as pessoas a um estado comunal com a natureza, de forma que não precisassem de governos ou religiões organizadas.
Ele começou a trabalhar arduamente para integrar este sistema (iluminismo) com a Maçonaria, uma das sociedades secretas que passou a fazer parte dos bastidores da Nova Ordem Mundial e do próprio Illuminati.

3. Maçonaria:
A Maçonaria é outra sociedade ligada diretamente aos Illuminatis e a Nova Ordem Mundial, visto que, desde a formação iluminista, veio a fazer parte da filosofia da Ordem dos Perfeitos.
Sua discrição fala que seus interesses dizem respeito apenas aos seus seguidores.
A Maçonaria segue princípios e pensamentos universais e cultivam a liberdade, a democracia, a igualdade e a fraternidade. Seu ponto principal, contudo, é o aclassismo (classe social onde as pessoas participantes da mesma devem ter uma posição social e econômica elevadas).

4. Mensagens subliminares:
Esse tipo de mensagem, teoricamente falando, não é nada complicado. Analisando as palavras, obtemos o significado: "subliminares" quer dizer "escondido", logo pensamos em "mensagens escondidas".
Eu posso imaginar um jovem dando um bombom a uma garota da qual ele gosta, onde, 'escondido' no interior da embalagem contém um pedaço de papel escrito a mão "eu te amo". Obviamente, uma artefato antes pensado, planejado e preparado a fim de que sua amada recebesse a declaração.
De uma forma mais aprofundada, "subliminar" tem a ver com psicologia: Diz-se de um estímulo não muito intenso que não passa do limiar da consciência, ou seja, algo que, inicialmente, não tem perigo, porém, se alimentado com excitação desenfreada torna-se totalmente destrutivo.

Com isso, juntando as peças nós temos uma ideia construída; os Illuminatis, juntamente com os maçons e os ativos da possível implantação da Nova Ordem Mundial se utilizam de mensagens subliminares contidas em praticamente tudo para tentar mudar o pensamento da humanidade. Pelo menos é o que boa parta das pessoas estão dizendo.

5. O plano de um só povo:
Esta organização secreta fundada por Adam Weishaupt tem uma grande influência na sociedade mundial há alguns anos. Segundo teóricos, os Illuminatis vem conseguindo êxitos relevantes quanto à manipulação de planos de união mundial, um dos tais é o chamado "processo de globalização", iniciados em finais do século XX.
Essa teoria conspiratória continuada no início do presente século permitiu a fusão de muitas ideias, causando um certo "alívio" em mentes humanas sobre a natureza dessa Nova Ordem e das identidades de seus idealizadores.

• União Européia:
Segundo dados de pesquisadores do assunto, das unificações que podem ter sido alimentadas pelos tais Illuminatis, lembro-me bem da união Européia (UE), originada em 1958, através de duas outras comunidades; a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA) e a Comunidade Econômica Européia (CEE).
Em 7 de fevereiro de 1992, na cidade de Maastricht, Holanda, foi assinado o Tratado da União Européia (TUE - também conhecido como Tratado de Maastricht), que oficializou o nome atual da União a partir do ano seguinte.
Em 2009, a UE sofreu a última alteração constitucional; através do Tratado de Lisboa (também conhecido como Tratado Reformador), assinado em 13 de dezembro de 2007. Dentre as mudanças, ocorreu a criação de um presidente do Conselho Europeu com um mandato mais longo e um Alto Representante da União para os negócios estrangeiros e a Política de Segurança.
As propostas assinadas foram para uma posição política da UE mais unida. Além disso, também foi reformada a Carta dos Direitos Fundamentais, que se tornou juridicamente vinculativa.

Confira aqui a lista dos países participantes da UE (e a progressão da mesma ao longo dos anos).

E o que dizer da moeda européia? A criação de uma única unidade monetária na Europa tornou-se objetivo desde o final dos anos 60, através da CEE, mas apenas em Maastricht, 1993, que os Estados-membros foram legalmente obrigados a aderirem à união monetária.
Em 2002 começaram a ser amoedadas e emitidas cédulas do Euro (€) e os países participantes da Zona Euro vieram a eliminar progressivamente suas moedas locais.

E A BÍBLIA COM ISSO (II Tessalonicenses 2.1-12 NVI)?
É muito bom quando a Bíblia nos fornece de antemão uma resposta para uma determinada dúvida. Entretanto, nem sempre é assim. Obviamente não encontraremos a palavra "Illuminati" nas Sagradas Escrituras, por isso, demorei um pouco para achar um texto que falasse sobre organizações secretas. Dentre algumas passagens bíblicas a respeito, entre elas o nosso texto áureo, encontrei Paulo falando aos seus irmãos por cartas.

6. O mistério da iniquidade:
Veja: "A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém."  (v. 7).
É evidente que o apóstolo Paulo não falava dos Illuminati, mas do Anticristo.
A palavra "mistério" destacada no versículo acima, em sua origem (gr. "mysterion") significa "silêncio" e forma a expressão "fechar a boca", isto é, com a ideia de fazer silêncio por imposição de uma iniciação a um rito religioso.

"Mistério da iniquidade" é uma atividade secreta dos poderes do mal a fim de preparar caminho para a apostasia e para o Anticristo. Trata-se de um plano maquinado desde os tempos de Paulo, onde visa um processo enganoso e separatório da realidade sobrenatural. Preste muita atenção em meus comentários, pois não estou afirmando que o apóstolo falava de organizações secretas como os Illuminatis, mas este falava da Organização Secreta em que o Diabo, idealizador deste mistério, já havia colocado em prática naquele tempo (sem ainda ter se revelado publicamente) uma certa onda de injustiças e iniquidades.
Este mistério é um processo. A ideia é iludir os céticos e induzir muitos cristãos a se desviarem da verdadeira fé, aceitando a mentira por meio de sofismas. Envolve movimentos contra a Bíblia, distorcendo-a e criando defeitos e erros na Lei de Deus, liberando-se de restrições morais e se comprazendo na injustiça (vv. 10-12).

7. Simbologias e números:
Segundo um artigo publicado no site Forum Gospel Brasil, os Illuminatis são seguidores de uma crença oculta que acreditam em simbologias e números para tudo o que fazem. Para eles, tanto eventos bons quanto maus tiveram destaque nos números 9 e 11, como se tudo tivesse sido muito bem elaborado antes de acontecer.
Esses números, segundo estudiosos, são uma continuação que diminuem o nome de Deus. Na teoria Illuminati, o número 10 quer dizer Deus, por isso a sequência 'pula' o 10 e fica apenas 9-11. Muitas pessoas relacionam essa numeração como algo aterrorizante; os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, que em inglês é september 11, (9/11). Pior do que isso é o que muitos afirmam a respeito de 9-11; acreditam que o ataque terrorista ocorrido em Nova Iorque no ano de 2001 foi algo premeditado pela NOM com forte atuação dos Illuminatis, e, ainda alegam que não foi um ataque terrorista, mas um grande sacrifício cruento oferecido a Satanás. Até afirmam que Osama Bin Laden nem existiu, de fato.

Segundo o site Vivos!, uma série de símbolos dessas organizações sigilosas foi divulgado e intitulados como "Símbolos da Nova Era", entre eles, um em questão vem sendo utilizado frequentemente na mídia: um olho solitário que representa a sociedade Illuminati e os apoiadores da NOM.
Este traz a mensagem em seu significado; "olho de Lúcifer", "olho de Hórus" ou "o olho que tudo vê".
Frequentemente, o olho de Hórus é confundido com o "olho da providência", entretanto, são diferentes, apesar de serem ligados por pertencer à simbologia de organizações parceiras; Illuminatis e Maçonaria.
Não foi por acaso que escolhi a imagem de ponta para este artigo, todavia, quero esclarecer a todos que a imagem não significa Hórus, um deus pagão egípcio que se declara 'deus do céu', nem Lúcifer, antigo nome de Satanás antes de ser expulso do céu, muito menos quero dizer subliminarmente que sigo tais doutrinas errôneas e que estou 'vendo tudo', apenas quis provocar a sua imaginação, caríssimo leitor: se você viu a imagem e concretizou que este blog é seguidor de alguma seita ou coisa assim [...] sua mente está terrivelmente poluída.

Ainda sobre a predição do acontecido em 11 de setembro de 2001, muitos acreditam que mensagens subliminares foram apregoadas (mostrando de forma 'escondida' a sequência 9-11) antes do referido evento, em filmes, propagandas, discursos de políticos, personalidades da mídia e etc.
Da mesma forma, a imagem do olho solitário vem sendo propalada muito em filmes, roupas, propagandas e etc, com a mensagem de que tais movimentos estão por trás das publicações midiáticas em geral.

8. As mensagens escondidas:
Desenhos animados, produções cinematográficas, rótulos de produtos de consumo diários e até mesmo gestos que contenham ou divulguem alguma mensagem diabólica vem preocupando muitas pessoas ultimamente. O problema é que essa preocupação consome o que não deve.
Segundo o site Guiame, o ex-satanista Daniel Mastral, confirmou que as mensagens subliminares estão presentes de várias formas.
Ele disse: "A mensagem subliminar, ou seja, abaixo do limiar da consciência, é resultante de um todo. Quanto mais elementos agregados, melhor será o resultado. Há acordes que promovem euforia, depressão, sensualidade e etc, ou seja, alteram comportamentos. Podem, inclusive, a médio prazo, alterar modelos de pensamentos, fabricando novos valores e conceitos distorcidos, evidentemente."
Entretanto, Daniel frisou outro ponto de vista na entrevista: segundo ele, outros fatores fogem à percepção de muitos cristãos atualmente; o conteúdo que atinge o inconsciente e influencia a mente humana também pode estar presente dentro da própria igreja.
"Quero destacar que há coisas piores! Realizadas por falsos profetas. Mensagens emocionais, respaldadas na neurolinguística não podem causar grandes estragos? Não escravizam o povo? E quando alguém diz a você que só será abençoado se der tanto para Deus ou levar o tal objeto ungido para casa, ou dizer que só em tal lugar você encontrará a fórmula mágica da libertação, da cura? Isso não é também demoníaco? Pois Jesus nos deu tudo pela graça. Ele não quer ritos, quer vida com Deus. Quem está cheio do Espírito Santo, detém imunidade contra estes vírus de morte que nos assolam.", disse Mastral.

O cantor e compositor Regis Danese sofreu acusações de introduzir mensagens subliminares na música Faz um Milagre em Mim, do álbum Compromisso. Entrementes, Regis faz uma aplicação de alguém que necessita de um real encontro com Cristo. O que se deve o fato de ter recebido tais acusações, talvez, seja o sucesso que a música fez (veja o comentário do meu amigo Jeferson Rocha sobre esta música).

9. A promessa de uma união mundial (Daniel 9.24-27 NVI):
Este assunto leva-nos a escatologia, contudo, não quero aprofundar-me nisto (visto que nossa pesquisa já se alonga), mas somente trazer-lhes à lembrança ou ao conhecimento (de quem ainda não sabe) de que acima de qualquer instituição secreta está nosso Deus.
O profeta Daniel, em uma de suas mensagens sobre o que ainda aconteceria, nos traz uma informação: "Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado". (v. 27).

A nossa preocupação não deve ser em cima das palavras "Illuminati", "Nova Ordem Mundial", "Mensagens Subliminares" ou qualquer outra palavra ou termo que seja. Nossa mente deve estar ligada nas coisas lá de cima (Colossenses 3.2).
Tudo o que ainda não aconteceu está exposto na Palavra de Deus, se precisamos nos dedicar em algo, que seja no cultivo da santidade, para que, quando Cristo vir, nós possamos subir com Ele e estar fora dessa Tribulação.
O que pretendo reunir com essas informações não é a questão escatológica em si, mas a profecia (bem como todas as profecias inseridas na Bíblia a respeito do fim dos tempos). Estas palavras de Deus através de tantos homens e mulheres das Sacras Escrituras nos dá uma dimensão real do que já aconteceu, do que acontece e do que ainda vai acontecer. Não precisamos de insinuações de organizações mundiais secretas ou não para entendermos os acontecimentos atuais. Nós temos um Deus que, antes de criar os céus, a terra e tudo que neles há, já sabia de tudo isso. Mas, talvez você se pergunte; "E por que, sabendo de tudo isso, Deus não impediu logo?" Bem, não entendo completamente a mente do Senhor, mas posso dizer em alto e bom som: "Tudo passa, exceto a Sua Palavra!" (cf. I Pedro 1.24,25).

10. A verdadeira preocupação (Colossenses 2 NVI):
Qual a verdadeira preocupação do cristão?
Escrevendo sobre a supremacia de Cristo aos colossenses, Paulo exorta os crentes de Colosso com as seguintes palavras: "Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo o poder e autoridade, vocês receberam a plenitude." (vv. 8-10; cf. v. 4).

Ao proferir o termo "tenham cuidado", o apóstolo quis dizer "olhem", "percebam" (gr. "blepô"), logicamente referindo-se aos acontecimentos que naquela época já haviam começado. Porém, Paulo também fez alusão ao que ainda estava para acontecer.
Como também disse aos tessalonicenses pela segunda vez, Paulo fala acerca dos tempos difíceis que se aproximariam. Mencionou as palavras "mistério da injustiça" avisando-os que já operava: "Porque já o mistério da injustiça opera..."  (II Tessalonicenses 2.7).
A palavra "opera" em sua origem (gr. "energeõ") significa "ser ativo", "eficiente", um claro destaque de que os planos malignos haviam sido iniciado já naquele tempo (mais uma prova de que os Illuminatis, os maçons, a NOM ou seja lá o que for não tem o poder sobre nada, visto que, o mistério da injustiça surgiu antes mesmo das organizações secretas das quais ouvimos falar atualmente).
Todavia, não podemos subestimar estas organizações, pois o Diabo pode (e com certeza deve) usá-las para completar o seu plano imundo.

Ainda sobre o mistério da iniquidade, Paulo assevera acerca da possibilidade do cristão perder o controle: "Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já estivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição [...] E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo."  (II Tessalonicenses 2.1-6 NVI).

O apóstolo e missionário Paulo foi muito prático em suas palavras. Ele deixa claro que antes do Dia do Senhor e antes mesmo do surgimento do Anticristo (o homem do pecado e o filho da perdição) haverá um fenômeno cruel, a apostasia. Assim, Paulo pede com súplicas que os cristãos de Tessalônica não se deixem ser enganados com afirmações de que Cristo já voltou ou a perdição total começou. Não obstante, o que chama a atenção nas palavras de Paulo é: "Agora vocês sabem o que o está detendo."

Perceba que a iniquidade já opera (cf. I João 5.19), mas não em sua totalidade. Isto é muito sério.
O contexto em questão afirma que 'alguém o detém'. Quem detém quem?
O mistério da iniquidade opera, seu 'ministro' chama-se "filho da perdição" (outros nomes para o Anticristo é "a besta que sobe do mar", "a besta de cor escarlate" e "a besta" - Apocalipse 13.1-10; 17.3,8,16; 19.19,20; 20.10) e aquele que o detém só pode ser o Espírito Santo.
Algumas afirmações bíblicas reforçam a tese:
(1) Esse que agora o detém ou resiste (vv. 6,7), leva no grego o artigo definido masculino e ao mesmo tempo o artigo definido neutro, sem gênero, semelhantemente, a palavra "Espírito" no grego pode levar pronome masculino ou neutro (cf. João 16.8; Romanos 8.13; Gálatas 5.17 em conformidade com Gênesis 6.3 - estes versículos tratam do Espírito atuando como um restringidor do pecado, como no contexto em questão).
(2) Existe uma dúvida a respeito do Espírito de Deus ser afastado durante os sete anos da Tribulação ("...restando apenas que seja afastado aquele que o detém..." - v. 7). É claro que o Espírito Santo não vai deixar de existir, atuará na Grande Tribulação convencendo a muitos de que a salvação vem de Deus (cf. Apocalipse 7.9-14), porém, sua influência restritiva ao pecado será retirada e o Anticristo agirá com toda sua força.

A verdadeira preocupação dos cristãos, portanto, é buscar a proteção de Deus Pai em todas as situações da vida decorrente nesta terra.
O mesmo Paulo escreveu aos efésios, certa feita, dizendo: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo."  (Efésios 6.10-18 [10-13] NVI).

CONCLUINDO:
O salmista disse em lindas palavras que Deus escolheu um rei em Sião, que é a Nova Jerusalém.
No texto que lemos no início da nossa explanação (Salmo 2), Deus mostra a sua ironia quanto a estas pessoas que se amotinam preparando rebeliões contra o Filho. O Senhor os chama de tolos e os trata com risos e zombaria. Muitos se preparam para a guerra onde haverá choro e ranger de dentes, imaginando que se sentarão no trono mais alto. O Senhor, contudo, os ironiza quando estes dizem que vão se livrar do domínio do Rei dos reis.
Então, do Seu trono, Deus caçoa de cada um deles e, irado, afirma: "Já coloquei o meu Rei no trono lá em Sião, o meu monte santo."
Então, o Rei diz: "Anunciarei o que o Senhor afirmou. O Senhor me disse: 'Você é meu filho; Hoje eu me tornei seu Pai. Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. Com uma barra de ferro você as quebrará e as fará em pedaços como se fossem potes de barro.'"
Deus ainda envia uma mensagem a todos os reis e autoridades: "Agora escutem, ó reis; prestem atenção, autoridades! Adorem o Senhor com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele, se não, ele ficará irado logo e vocês morrerão.
Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus!"

Fontes auxiliadoras: Forum Gospel Brasil, Vivos!, Guiame.

9 comentários:

Be Different disse...

Realmente é triste ver que um blog tão bom tenha poucas visualizações enquanto blogs de fofoca tem quase infinitas visualizações

eu realmente acredito que existam sim os illuminatis e que eles querem derrubar o governo por isso fazem com que a Dilma faça tanta cagada sem explicação no nosso pais
mas realmente se falo isso em outro lugar sou chamado de "fanático"

Jones de Lira disse...

Be Different,

Grato pelo elogio e pela visita! Esta é uma das publicações que mais tem visibilidade no blog, mesmo tendo escrito há quase três anos.
Também acho que os Iluminatis existem e querem dominar o mundo através da mídia, dos governos e tal, é justamente isso o que deixo claro no post. Porém, também deixo explícito o fato de que antes de qualquer sociedade secreta existe o Deus criador dos céus e da terra e tudo o que neles há, portanto, não se preocupe quanto ao que pensam ou deixam de pensar, apegue-se a este Deus e pronto. Nada é maior do que ele. Essa é a ideia do texto.

Abraços!

Éverton Resende disse...

Ótimo blog e sua visão referente a este assunto é muito boa, texto esclarecedor... Ta salvo nos favoritos!

Unknown disse...

Parabéns Jones, estudo muito edificante, vou tentar seguir seus artigos. Deus te abençoe!

Jones de Lira disse...

Ulisses Rocha Bezerra (Unknown),

Obrigado. Que Deus o abençoe igualmente.

Pastores Emanuel e Glaucia disse...

Será que existe mesmo iluminatis? Ou são apenas comentários copiados de outros sites? Qual base histórica, teológica e científica sobre os iluminatis?

Jones de Lira disse...

Pastores Emanuel e Glaucia,

Esta é a ideia do artigo: as especulações em volta deste assunto são muitas, sobretudo na época em que escrevi, quando havia uma preocupação fora do comum. O que podemos afirmar é que há coisas muito mais importante para se preocupar, como é o caso de prestarmos a nossa atenção muito mais nas coisas de Deus do que em qualquer outra coisa. Que Deus vos abençoe.

Rubinho Markx disse...

Se um governo único é relato bíblico não sei prq as especulações como se não fosse alguma coisa já determinada para este mundo.

Veronica Boechat disse...

Otimo post nossa me ajudou muito e bom saber q nem todas as pessoas estão cegas...Oq nos cristãos temos q fazer é cada vez mais divulgar a palavra santa do nosso Deus !Pq eles estão aí mesmo q eles dominem o mundo, Nos sabemos q no fim Deus vai vencer e acabar com essa rebelião!Como as pessoas podem ser tão idiotas sabendo q a vida é curta e passageira, mesmo assim dedicam sua vida ao trabalho do diabo, sabendo q depois vai queimar no fogo eterno ! 😐 mas Deus nos deu sabedoria para sabermos oq estamos fazendo é eles escolheram esse caminho então ...Oq temos q fazer é orar pelo mundo ! . OTIMO POST !!PARABENS Q DEUS ESTEJA SEMPRE COM VC !❤🙏